segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cotidiano

         Notas:
     
     * Quando estiver andando na rua e pedir informação para algum morador da Cidade do México, os chilangos, se ele disse que não sabe, fique muito feliz. A coisa mais comum aqui é eles darem uma informação e ela estar completamente errada. 

     *  O pouco de intimidade que eu ganhei com algumas pessoas daqui, me tirou da zona de conforto em um aspecto: o que eles te desejam. É super comum quando você se despede de uma pessoa e ela lhe diz: "Tenha um bom dia!" ou "Que seu dia seja muito bom!" ou, ainda, "Tenha um liNdo dia!" Não se trata de um "tenha um bom dia" distante, um pouco impessoal. Eles colocam mta ênfase nesse desejo, o que eu acho super fofo!

     *  Há uma separação no metro e no metrobus, entre vagões para todos e vagões específicos para mulheres, idosos ou pessoas com alguma deficiência. E, gente, não é sempre que acontece isso, mas, às vezes, acontece de pegar um metrobus rosa!


       *   Uma coisa que é muito comum nas estradas brasileiras é algum tipo de altar-túmulo. Por exemplo, se uma pessoa morreu em uma parte da estrada, a família coloca uma cruz ou algo para simbolizar o ocorrido no lugar. Eu tenho impressão que eu vi isso duas vezes aqui, dentro da capital, em lugares com mto, mto trânsito.



       *    Gente, tá vendo a foto da estátua desse dog aqui? Esse cãozinho mesmo com jeito de quem precisa de afeto. Então, tá pensando que é o cachorro do Zapata ou de algum presidente? Não! Pois é,  isso é um monumento para os cachorros de rua. Isso mesmo, repito,  para o cachorros de rua!




        *  Ah, falando em estátuas bizarras, vai vendo essa. O papa, acho que o João Paulo, visitou o México e como forma de homenageá-lo e agradecer a visita, fizeram uma estátua dele, tcharam (!) com as chaves dos fiéis. Entendam, cada fiel doou uma chave para fazer a estátua. 




     * De gaiato, coloco a foto dos cadeados para o santo (???) que eu contei na primeira postagem. Oxê, tadinho do santo, vai ter que labutar mto pra ajudar os míseros mortais. O altar de cadeados e a imagem do papa estão na mesma igreja.



      
    *    Fato, os mexicanos tem um talento incrível para misturar as cores. Como, como eles conseguem usar tons tão fortes e sempre cair bem? Olha, até os muros, sujos e pichados ficam harmônicos com as cores. Uma coisa é impressionante, os grafites.  Muitos deles tem um estilo meio mural. Aí vão as fotos de uns que eu achei lindões.

 

 



      *   Tadinhos, vou mostrar uns chumbregas, que achei muito legal o jogo de cores.




      *    Olha as cores dos cartazes que são usados pra anunciar vendas, empregos, doações, enfim, td! Não dá pra fingir que não viu, não dá mesmo!





            * Por fim, encerro com uma flor de cacto lindíssima! :)



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário