segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Metrobus

        Tenho me dedicado, veementemente, a entender como funciona o transporte público daqui. Entendam, nasci em Timóteo, uma cidade pequena, passei muito tempo em Barão Geraldo, lugar tão pequeno quanto Timóteo e para encerrar com chave de ouro a minha caipirice geográfica a única capital que morei durante um ano era Dili, no Timor-Leste. Uma cidade também pequena. E quando ia para São Paulo, me aventurar na cidade grande, sempre estava cercada de pessoas que entendiam a cidade, logo, nenhum esforço espacial geográfico.
         Pois bem, a Cidade do México é gigantesca e tenho que aprender a me virar aqui... E, quando digo me virar é algo quase literal que tenho em relação à cidade, a viro e reviro o tempo todo pois frequentemente me perco. Fui parar em cada lugar aqui, que nem meus amigos mexicanos conheciam.  E de tanto andar e me perder no trasporte público comecei a me atentar muito mais ao transporte que a cidade. Então, vamos direto ao ponto: as coisas divertidas dos buzões mexicanos. Há aqui três principais meios de transporte: o Metrobus, o Metro e umas vans.
         Por ora vou me ater somente ao Metrobus.
         O Metrobus é um corredor de ônibus exclusivo que tem 4 linhas, eu acho. A linha que pego sempre é a vermelha e sempre tem uma tvzinha para animar a viagem. E, de fato, anima mesmo! Quando cheguei estava passando um clip na tv do buzão. Amigxs, sabe quem era o boymagia do pedaço, o galã que contracenava com a cantora gostozuda? Jesus Luz, o mesmo ex-boy da Madonna. Depois desse clip veio um outro de um cantor total latin lover ( gente, o cara era gato!) que tinha uma narrativa também clichê. Falava de amor e ele fazia um par romântico com uma outra menina, entretanto, havia um detalhe "bora-tirar-as-pessoas-da-linha-de-conforto": em um dado momento o casal se encontrou em uma acadêmica e a grande tática de sedução da mina era fazer pole dance, até aí estamos bem e tranquilos. Só que, do nada, o cara todo tipão heteronormativo com partículas de cabra-macho começa a fazer pole dance também! No final das contas ele se amam se esfregando em um pau de metal! Genial.
          Há também outros tipos de vídeos, alguns discorrem sobre seriados americanos fazendo uma síntese, outros falam de notícias do mundo - mas bem geral, outros falam sobre saúde, enfim, a tv fala o dia inteiro. Mas o estilo top pra mim são os dos vídeos que te ensinam a viver psicologicamente bem. Uau! Vai vendo essa história: passou uma menina linda de cabelos negros esvoaçantes e deixou sua carteira cair. O mendigo, um puta negão com dreads, viu a carteira, pegou e guardou. Nisso, passou um cara, um tipo executivo a la Carlos Daniel Bracho, que deu comida para o mendigo. O mendigo aceitou feliz e quando a menina do cabelo esvoaçante voltou ele devolveu a carteira para ela, ela agradeceu, foi na banca, comprou uma flor e deu para uma senhora x que estava sentada em um café. A dona da floricultura se encantou com o gesto da menina e lhe deu também um flor. Paralelo a estas cenas, havia um discurso de não deixar a negatividade entrar em sua vida.
          E, esse papo de ajuda mútua aqui, gentileza, não negatividade é muito forte. Olha a mensagem que recebo da operadora aqui do México. "Salud: Una herramienta como el correo electronico, puede ayudar a las personas mayores aisladas a combatir la soledad y la depression, sugiere estudio reciente." Confesso que é um pouco estranho para mim. Vejo o México como um país tão marcado por lutas e revoluções e que tem como uma das referências ideológicas Zapata. Um discurso tão anti-materialista para resolver as questões cotidianas que estão ligadas à desigualdade social me parece uma roupa que não cai tão bem. Eu comentei essa minha experiência com um amigo daqui, o Ivan, e ele supõe  que muito desse discurso acontece porque o povo mexicano anda muito triste, principalmente, por causa da política e da corrupção.
         ( Gente, os mexicanos não podem ficar triste, juro! Eles são tão gentis, me tratam super bem. Quando meu amigo disse que eles estavam tristes, me deu vontade de ter uma barriga igual a dos ursinhos carinhos e despejar um monte de coraçãozinho em DF!)
         Ah, e uma coisa. O Metro e o Metrobus tem vagões diferente para os homens e para as mulheres. Só que isso não faz muita diferença, os caras entram nos das mulheres de boa e ficam lá. Alguns levantam para dar lugar de sentar para as mulheres quando estão no vagão delas, só que permanecem no vagão. Aiai, tem coisas aqui que são parecidas com o Brasil, um monte de lei para não serem cumpridas... Os homens não podem entrar no vagão das mulheres, não se pode beber na rua, maconha é crime... aham, tudo é resolvido com jeitinho e sem negatividade! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário